AOS 58 ANOS - 27/03/2024 08:25 (atualizado em 27/03/2024 08:32)

Morre João Vicenti, gaiteiro e tecladista da banda Nenhum de Nós

Músico lutava contra um câncer no rim e faleceu às 23h no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, devido a um quadro de insuficiência hepática
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
João Vicenti passou a integrar o Nenhum de Nós em 1994. @jvicenti / Reprodução

Morreu, na noite desta terça-feira (26), aos 58 anos, o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro e tecladista da banda gaúcha Nenhum de Nós. Ele lutava contra um câncer no rim e faleceu às 23h no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, devido a um quadro de insuficiência hepática. 

O falecimento foi inicialmente confirmado por Lidio Vieira dos Santos Junior, 52 anos, um dos irmãos do artista, e por Sady Homrich, baterista do grupo. 

— Foi uma batalha dolorida, o mano lutou até o final, como um samurai que sempre foi. Cada um de nós fica com um pedaço dele e vamos mantê-lo vivo dentro de nós — destacou Lidio.

Giovani Vieira, 46 anos, irmão mais novo de João, contou que a batalha contra a doença durou "longos seis meses entre tratamentos e expectativas".

— Falar dele na música até nem consigo, praticamente. E ele tocou muito, com muita gente boa. Um currículo absurdo. Gravou muito, produziu também. Foi um revolucionário no acordeon. Imagina alguém que toca piano, gaita, gaita de botão, gaita cromática, violão e por aí vai, e tudo fazia muito bem — descreveu, explicando ainda que os três irmãos trabalhavam juntos, fazendo música. 

Giovani lembrou também do talento de João na arte do samurai. As artes marciais eram uma das paixões do músico. Em suas redes sociais, é possível ver fotos do artista com as vestimentas e demonstrando golpes.

Via redes sociais da banda e do vocalista, Thedy Correa, uma nota oficial sobre a perda foi compartilhada (veja abaixo). "Este é um momento de profunda tristeza para todos nós. Agradecemos imensamente o carinho de todos", diz o comunicado.

À reportagem, Osvaldo Vieira, primo de João, descreveu o músico como humilde e lutador. Disse, ainda, que ele foi referência na música e como pessoa.

Nascido em 11 de agosto de 1965 em São Gabriel, João passou a integrar o Nenhum de Nós em 1994. Em setembro do ano passado, o músico havia sido submetido a uma "delicada cirurgia", em Porto Alegre, conforme informou nota da assessoria à época. Seu último show com a banda ocorreu em janeiro de 2024, em São Francisco de Paula, na serra gaúcha. Antes, em dezembro, participou da temporada de cinco apresentações do espetáculo Acústico 100, no Theatro São Pedro.

O velório está previsto para iniciar às 10h no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre. A cerimônia final deve ocorrer às 18h. A despedida será aberta ao público.

O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, decretou luto oficial de três dias a partir desta quarta-feira (27) em memória ao músico.

Fonte: Gaúcha ZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...