O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT) está em andamento com a elaboração de estudos e projetos para a
implantação da nova BR-163 sul, prevendo um novo traçado a partir de Iporã do
Oeste, nova ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga e mais um trecho de rodovia
em solo gaúcho.
Neste início de 2024, o trabalho consiste em levantamentos
topográficos, coleta de amostras do solo e do fundo do rio para estudos
geotécnicos, avaliações sobre o tráfego e número de acidentes, além de projeção
de geometria de pista e novo traçado do que será a futura BR-163 sul na região.
O objetivo, segundo o DNIT, é garantir na nova BR-163 sul um
padrão de qualidade de rodovia federal, incluindo novas intersecções, como
trevos e acessos, contornos para trechos urbanizados, com possibilidade de terceiras
faixas e rodovia com capacidade para suportar tráfego pesado de caminhões e
também o crescente fluxo estimado para os próximos anos.
A execução de projetos e estudos são realizados ao longo de
um trecho de 58 quilômetros. O segmento contempla 25 km em solo gaúcho, ligando
a rodovia até o município de Tenente Portela (RS), a nova ponte sobre o rio
Uruguai entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS), com 1200 metros, e mais
32 km de rodovia em solo catarinense, entre Itapiranga e Iporã do Oeste.