VALORES SUPERFATURADOS - 16/04/2024 09:46

Operação Terra Nostra: prefeito, dois vereadores e ex-servidor de Urussanga são presos

Segunda fase da Operação apura crimes como uso indevido de verba pública, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (16)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Segunda fase foi deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (16) - Divulgação/Polícia Civil/

O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, além de dois vereadores e um ex-servidor comissionado da cidade, foram presos preventivamente durante a segunda fase da Operação Terra Nostra, deflagrada na manhã desta terça-feira (16). A ação foi coordenada pela 2° Delegacia de Combate à Corrupção.

Conforme a Polícia Civil, a segunda fase da Operação Terra Nostra apura os crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, uso indevido da renda pública e, ainda, contratação direta fora das hipóteses legais. O ex-servidor comissionado, alvo da diligência, pediu exoneração na última sexta-feira (12).

Além do cumprimento dos mandados de prisão preventiva, os policiais civis também executaram nove mandados de busca e apreensão, além de sequestro de valores e afastamento de servidores da função pública. Somadas, as penas pelos crimes investigados podem chegar a 33 anos de prisão.

Operação Terra Nostra apura uso indevido de verba pública

A Operação Terra Nostra apura a aquisição, por parte da prefeitura de Urussanga, de um terreno para a construção do parque industrial III e de um imóvel para a criação de uma nova garagem municipal, por valores considerados superfaturados.

Na primeira fase das diligências, no dia 21 de março, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de aproximadamente R$ 1.350.000 para garantir um possível ressarcimento do dinheiro público desviado.

Primeira fase da Operação Terra Nostra

As investigações durante a primeira fase da Operação Terra Nostra apuraram, ainda, se houve falsidade ideológica relacionada ao laudo de avaliação formulado pela comissão de avaliação constituída na Prefeitura de Urussanga.

Segundo o Portal ND Mais, foi tentado o contato com a defesa dos investigados e o espaço segue aberto para esclarecimentos. A Câmara de Vereadores informou que, por enquanto, não deve se manifestar.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...