Em meio ao cenário de greve dos professores em Santa Catarina, uma Moção de Apelo foi aprovada na Câmara de Maravilha nesta segunda-feira (6). O documento é de autoria dos vereadores Vinícius Ventura (PP), que é professor, e Eliana Simionato (PT). Durante a sessão, professores marcaram presença com faixas com pedidos de valorização da categoria.
O texto da Moção é direcionado para o governador do Estado, Secretário de Educação Senhor Aristides Cimadon e aos deputados estaduais, solicitando a implementação de um plano de carreira que valorize os profissionais da educação em todos os níveis, proporcionando oportunidades claras de progressão salarial e desenvolvimento profissional, descompactação da tabela salarial, realização de concurso público, revisão da “Lei do ACT”, revogação do desconto dos 14% dos aposentados e a implementação de hora atividade para todos os profissionais da educação.
O vereador Ventura defendeu que o objetivo da moção é para aumentar a força da categoria e conseguir uma negociação com o governador a fim de acabar com a greve. “É momento de unirmos forças para que se consiga negociar e se chegar a um acordo justo e honroso”, defende.
Após a discussão e defesa no plenário, a Moção foi aprovada e contou com subscrição de mais vereadores em apoio à causa.
Entenda as reivindicações
Outros pontos destacados, são a descompactação da tabela salarial, a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação e também a revisão do valor do vale alimentação.