Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (9) contra agrotóxicos proibidos no Brasil cumpre mandados de busca e apreensão no Oeste e Norte de Santa Catarina. A PF (Polícia Federal) esteve em endereços em Massaranduba e Dionísio Cerqueira.
As investigações iniciaram em janeiro de 2023, após um argentino ser preso em flagrante transportando herbicida de uso proibido no Brasil, proveniente do país vizinho. O produto seria comercializado em Massaranduba e outras cidades do Norte do Estado.
Ao todo, são cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. Os alvos da operação podem responder pelos crimes de importação, transporte e armazenamento de agrotóxico proibido e associação criminosa. As penas podem chegar a nove anos de prisão.
Agrotóxico oferece risco à saúde
O Paraquat, agrotóxico que estaria sendo comercializado pelo grupo criminoso, é considerado altamente perigoso. De acordo com uma publicação do Jornal Brasileiro de Pneumologia, há uma elevada taxa de letalidade relacionada ao produto, principalmente por quadros de insuficiência respiratória.
Segundo a PF, o trabalho para combater a importação de agrotóxicos proibidos busca proteger a população, evitando a entrada de produtos que podem causar danos à saúde das pessoas.