CONTRABANDO - 09/05/2024 11:16 (atualizado em 09/05/2024 11:19)

Operação contra agrotóxico proibido no Brasil tem alvos no Oeste de SC

Agrotóxico Paraquat é produzido na Argentina e importado ilegalmente para cidades brasileiras; produto tem altas taxas de toxicidade
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Produtos contrabandeados foram apreeendidos - PF/Reprodução

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (9) contra agrotóxicos proibidos no Brasil cumpre mandados de busca e apreensão no Oeste e Norte de Santa Catarina. A PF (Polícia Federal) esteve em endereços em Massaranduba e Dionísio Cerqueira.

Produtos contrabandeados foram apreeendidos - PF

As investigações iniciaram em janeiro de 2023, após um argentino ser preso em flagrante transportando herbicida de uso proibido no Brasil, proveniente do país vizinho. O produto seria comercializado em Massaranduba e outras cidades do Norte do Estado.

Ao todo, são cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. Os alvos da operação podem responder pelos crimes de importação, transporte e armazenamento de agrotóxico proibido e associação criminosa. As penas podem chegar a nove anos de prisão.

Agrotóxico oferece risco à saúde

O Paraquat, agrotóxico que estaria sendo comercializado pelo grupo criminoso, é considerado altamente perigoso. De acordo com uma publicação do Jornal Brasileiro de Pneumologia, há uma elevada taxa de letalidade relacionada ao produto, principalmente por quadros de insuficiência respiratória.

Segundo a PF, o trabalho para combater a importação de agrotóxicos proibidos busca proteger a população, evitando a entrada de produtos que podem causar danos à saúde das pessoas.

Produtos contrabandeados foram apreeendidos - PF/Reprodução
Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...