A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) divulgou imagens captadas por satélite que mostram a extensão das enchentes em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estado vem sendo atingido por fortes chuvas nos últimos dias, sendo a capital uma das cidades mais afetadas. Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há registro de 107 mortes e 136 pessoas desaparecidas.
A montagem da Nasa mostra um antes e depois de Porto Alegre, do rio Jacuí e da Lagoa dos Patos. A primeira foto foi feita em 6 de maio, já com as enchentes, e a segunda foi registrada em 20 de abril, antes de a cidade ser atingida pelas fortes chuvas.
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 428 foram afetados pelas chuvas, atingindo quase 1,5 milhão de pessoas. Segundo a Defesa Civil, 165.112 moradores estão desalojados e 67.563 estão acolhidos em abrigos.
Bombeiros de SC resgatam mais de 2 mil pessoas no Rio Grande do Sul
Desde o dia 1 de maio, quando as primeiras equipes foram autorizadas a se deslocar para o Rio Grande do Sul, o CBMSC já resgatou cerca de 2.474 pessoas, 436 animais e 11 pessoas em óbito.