Mais de 650 estão abrigados com seus tutores e em quatro abrigos que estão atendendo excepcionalmente esses animais | Foto: Lucas Wink
A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal estima que 2,5 mil cães e gatos foram resgatados na enchente histórica que atingiu Guaíba e Eldorado do Sul nos últimos dias. Mais de 650 estão abrigados com seus tutores e em quatro abrigos que estão atendendo excepcionalmente esses animais:
1 - Sede da Secretaria do Bem-Estar Animal (Rua K, 131 - Jardim dos Lagos)
2 - Unidade de Controle de Zoonoses (Estrada Santa Maria - ao lado as ferragens Negrão)
3 - Abrigo comunitário na Rua Fernando Ferrari, 52 - Coronel Nassuca
4 - Prédio da antiga escola Albino Hackmann (Av. Maurício Lessa - Florida)
Os locais estão atendendo com atendimentos médicos veterinários por um período mínimo de 60 dias, com aproximadamente 15 voluntários.
"Estamos passando pela maior crise da história do nosso município, e as ações que estamos fazendo é sempre em parceria com os voluntários buscando acolher o máximo de animais possíveis", afirma o secretário João Feliciano Pizzio.
Segundo ele, a primeira preocupação foi preservar a vida deles, resgatando o máximo possível, e no segundo momento estão buscando o acolhimento desses animais em lugares seguros com assistência médica. A Secretaria de Bem-Estar Animal está trabalhando no sentido de encontrar um local maior para centralizar e reunir os animais que estão espalhados por diversos pontos da cidade, numa condição de maior controle.