O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já salvou mais de 3,5 mil vidas, entre pessoas e animais, vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
De acordo com dados repassados pela corporação na tarde desta segunda-feira, dia 13, o resgate aconteceu desde o dia 1º de maio. Além disso, 17 pessoas que morreram na tragédia tiveram seus corpos encontrados pelos bombeiros.
Nesta segunda-feira, o CBMSC iniciou um novo revezamento das equipes de Força-Tarefa (FT) para que os trabalhos sigam sendo realizados no estado gaúcho.
Os 49 bombeiros militares que atuaram no local, nos últimos sete dias, retornam para Santa Catarina, e outros 42 seguem para dar continuidade ao trabalho de busca e salvamento. Além deles, cinco cães também serão empregados nesta terceira etapa de atuação.
O revezamento será realizado em duas localidades: uma equipe irá se encontrar em Canoas e a outra na região de Lajeado.
Grande parte desses bombeiros militares, que estão se deslocando para o Rio Grande do Sul, são especialistas em Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD) e atuarão na busca por vítimas que possam estar entre as áreas atingidas por deslizamentos. Além disso, foram empregados 14 viaturas, 12 embarcações, 8 motores de popa, drones e equipamentos de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE).
Conforme os dados atualizados pela Defesa Civil do RS, até o momento já foram confirmadas 147 mortes por conta da enchente. Além disso, o estado contabiliza 127 desaparecidos e 806 feridos.