O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deu início a um novo revezamento das equipes de Força-Tarefa (FT) nesta segunda-feira (13). Os 49 bombeiros militares que atuavam no estado gaúcho nos últimos sete dias retornaram a Santa Catarina e foram substituídos por outros 42, que darão continuidade ao trabalho de busca e salvamento no Rio Grande do Sul.
Além da nova equipe de FT, cinco cães também serão empregados nesta terceira etapa de atuação, junto de 14 viaturas, 12 embarcações, oito motores de popa, drones e equipamentos de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE).
O revezamento será realizado em duas localidades: uma equipe deve se encontrar em Canoas e a outra na região de Lajeado.
Grande parte dos bombeiros militares que estão indo ao Rio Grande do Sul são especialistas em Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD), e atuarão na busca por vítimas que possam estar entre as áreas atingidas por deslizamentos.
Desde o dia 1º de maio, as equipes de FT do CBMSC salvaram mais de três mil pessoas e quase 500 animais. Além disso, 17 corpos foram encontrados, o que deve possibilitar a despedida dos familiares.