A Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul, promovida pelo Instituto Sicoob em parceria com o Coopera e as cooperativas do Sicoob Central SC/RS e Sicoob Central Unicoob, já arrecadou mais de R$ 4 milhões em doações. Parte desses recursos já beneficiou mais de 34 mil pessoas em municípios como Canoas, Bento Gonçalves, Estrela, Lajeado, Muçum e Porto Alegre. Na campanha, para cada real doado, o Sicoob adiciona mais um, dobrando o valor das contribuições. Com isso, o total já ultrapassa R$ 8,5 milhões.
Os recursos arrecadados estão sendo utilizados para a compra de alimentos, materiais de higiene, água potável e outros itens essenciais para as famílias desabrigadas pelas fortes chuvas e enchentes que vêm atingindo o estado. A segunda fase da campanha prevê apoio na reconstrução nos municípios afetados. A campanha, que encerraria em 31 de maio, segue até o dia 15 de junho e cada doação, por menor que seja, faz a diferença na vida da população afetada.
“A mobilização de esforços em prol dos gaúchos atingidos pelas chuvas materializa a essência da solidariedade, um dos alicerces do cooperativismo", destaca Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob. "O compromisso das cooperativas com os territórios e a sua gente motiva essa e outras ações para auxiliar famílias e empreendedores necessitados. Nós, do Sicoob, somos profundamente gratos a todos que vêm dando a sua contribuição. Essa generosidade está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas atingidas", declara o executivo.
Além das ações emergenciais voltadas para as comunidades e da adoção de medidas de apoio aos cooperados, o Sicoob tem implementado, com recursos próprios, iniciativas voltadas aos empregados que residem nas localidades afetadas. Entre elas, destacam-se a criação de uma rede voluntária de apoio psicológico para funcionários e seus familiares; o adiantamento de parcelas de remuneração e de benefícios, bem como a disponibilização de crédito para os profissionais da região.
Doe você também e faça parte dessa corrente de solidariedade