
Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Proteção Integral II, que visa combater crimes cibernéticos com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Em Santa Catarina, foram efetuadas duas prisões em flagrante por armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil, sendo uma na cidade de Chapecó e outra em Herval d'Oeste.
A ação da PF ocorre simultaneamente em todas as unidades da federação, onde estão sendo cumpridos 127 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram realizadas 26 prisões em flagrante.
Desdobramentos da operação
A mobilização dos policiais federais atende a continuidade da Operação Nacional Proteção Integral I, deflagrada no dia 12 de março deste ano.
Dados apresentados pela PF revelam que, entre janeiro de abril de 2025, foram cumpridos 612 mandados de prisão de foragidos da justiça por crimes sexuais.
A PF reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A ação reforça o compromisso dos agentes públicos na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.