Cerca de 2,5 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda de 2024, conforme o último balanço divulgado pela Receita Federal às 15h desta sexta-feira (31). O prazo para envio das declarações termina às 23h59 de hoje. Neste ano, todos os residentes no Brasil que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023 são obrigados a fazer a declaração.
A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações até o final da noite. Até as 15h31, 40,5 milhões de contribuintes haviam enviado suas declarações.Segundo a Receita Federal, das documentações já entregues, 56,6% dos contribuintes utilizaram a versão simplificada da declaração.
Ainda segundo o órgão, 20,4% dos declarantes vão ter que pagar valores ao governo e 61,6% dos que já enviaram a documentação serão restituídos. O primeiro lote, com R$ 9,5 bilhões, foi liberado nesta sexta, com mais de 5,5 milhões de beneficiados.
A maioria das documentações foi entregue pelo programa oficial do Imposto de Renda, disponível no site da Receita. A média de idade dos contribuintes é de 47 anos, e 44% das declarações foram enviadas por mulheres.
Quem perder o prazo pagará multa para regularizar a situação. Quem não entregar a declaração a tempo deverá esperar até a reabertura do sistema da Receita, às 8h do dia 3 de junho.
Devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul, que está em estado de calamidade pública, a Receita Federal adiou o prazo de entrega da declaração do IRPF 2024 para os contribuintes gaúchos de 31 de maio para 31 de agosto.