Fotos: Divulgação
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maravilha foi fundada em junho de 1997, com o intuito de proporcionar atendimento humanizado nos serviços prestados, contribuindo para a prevenção do câncer e a melhoria da qualidade de vida das mulheres.
Fotos: Divulgação
A entidade conta atualmente com 38 voluntárias. "Nossa luta continua cada vez maior, procurando desenvolver um trabalho com muita seriedade, eficiência e eficácia junto à comunidade e conjuntamente com a Rede Estadual, Nacional, Prefeitura de Maravilha, outras entidades, participando de campanhas comunitárias, contribuindo com a saúde e bem-estar de todas as mulheres do município de Maravilha", destaca a presidente, Angela Vicari.
A sede própria da entidade foi inaugurada no fim de 2022. A estrutura possui espaço amplo, com dois pavimentos, contando com auditório e várias salas para atendimento individual, além do brechó.
AÇÕES
A entidade, sem fins lucrativos e de finalidade social e filantrópica, conta diariamente com coleta do preventivo feita por enfermeira, autoexame das mamas, e também disponibiliza avaliação com médico ginecologista. Além disso, a RFCC realiza palestras sobre prevenção do câncer, visitas domiciliares a pacientes portadores de câncer de mama e colo de útero e, ainda, oferta serviços em saúde para esse público na área de nutrição, fisioterapia, psicologia, educação física e artesanato.
Para a continuidade do trabalho, as voluntárias destacam que precisam da ajuda de toda a comunidade em campanhas de arrecadação de fundos, como brechós, bingos, chás, além de outras ações. Estes fundos são utilizados para custeio das despesas, voltadas para manter a estrutura física e os projetos desenvolvidos.
A Rede Feminina conta ainda com o brechó, onde são revendidas as roupas doadas pela população, para arrecadação de verbas, as quais são utilizadas em projetos, como por exemplo o pagamento de exames complementares (mamografia, ecografia mamária, entre outros) para mulheres que buscam a entidade.