Com a chegada do inverno, aumentam os acidentes domésticos e os incêndios envolvendo equipamentos elétricos, fogões e lareiras usados para aquecer ambientes. Para prevenir esses transtornos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou dicas importantes. confira:
Uso de aquecedores
- Ao usar qualquer tipo de aquecedor, é fundamental manter o ambiente ventilado para evitar a redução do oxigênio, que pode causar asfixia e até mesmo intoxicação por monóxido de carbono, levando à morte.
- Verifique se o aquecedor está instalado em um local seguro, longe de cortinas, estofados, móveis e materiais inflamáveis. Nunca coloque objetos em cima dos aquecedores.
- Certifique-se de que os aquecedores elétricos sejam certificados pelo Inmetro.
Lareiras- Lareiras devem ter uma tela metálica com malha entre 2 e 5 mm para evitar que fagulhas se espalhem. Use lenha adequada e não deixe o ambiente sem ter certeza de que o fogo está completamente apagado.
- Mantenha crianças e idosos a uma distância segura das lareiras ou fogões a lenha.
Fogão a lenha e chaminé
- Antes de instalar o fogão a lenha, certifique-se de colocá-lo em um local seguro, afastado de paredes de madeira ou objetos próximos.
- A instalação da chaminé requer atenção especial. Use anéis de isolamento para evitar o contato com outras superfícies.
- Ao acender o fogo no fogão a lenha, evite o uso de substâncias químicas inflamáveis.
- Mantenha a porta do fogão sempre fechada para evitar a queda de materiais incandescentes e risco de incêndio.
- Não utilize o forno do fogão para secar lenha, pois isso aumenta o risco de incêndio.
- Evite colocar materiais sobre a chapa do fogão e controle a quantidade de lenha para a queima.
- Não permita que crianças tenham acesso ao fogão a lenha e, em caso de acidente, ligue para o número 193.