O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) Mauro de Nadal (MDB) assumiu interinamente o governo do Estado no domingo (7). O governador Jorginho Mello (PL) viaja nesta segunda (8) para Portugal, com previsão de retornar no próximo domingo (14). A vice-governadora, Marilisa Bohem, também cumpre missão internacional no Uruguai.
A posse de Nadal ocorreu em cerimônia na Casa da Agronômica. Em discurso, o deputado disse que irá rodar várias cidades do Estado.
— A gente recebe (a posse) com aquele dever de político catarinense, o dever de fazer um bom trabalho, mas acima de tudo, de estar sintonizado com aquilo que é a vontade do catarinense. Vamos procurar ao longo desta semana atender alguma coisa dessas demandas. Juntamente com todos os meus colegas deputados, vamos rodar Santa Catarina. Porque ao tempo em que o governador Jorginho Mello permite com que Mauro de Nadal assuma o Governo, ele está permitindo que o Parlamento Catarinense esteja assumindo o Governo — afirmou.
A viagem de Nadal pelas cidades está prevista para ocorrer entre quarta (10) e sábado (12). Nesta segunda-feira, ele terá uma reunião com prefeitos, presidentes de cooperativas e de federações de classe. Na terça-feira (9), vai a Brasília.
Enquanto Nadal comandar o Estado, o deputado estadual Maurício Eskudlark atuará interinamente como presidente da Alesc. Ele esteve presente na cerimônia de posse, assim como o prefeito de Florianópolis Topázio Neto, o procurador-geral de Justiça, Fabio Trajano, o vice-presidente do Tribunal de Contas de SC, José Nei Ascari e o vice-presidente do Tribunal de Justiça de SC, desembargador Cid Goulart.
Viagem de Jorginho
A terceira missão internacional do governador de Santa Catarina, desde que assumiu o atual mandato, começa nesta segunda-feira. A viagem tem o intuito, segundo Jorginho, de consolidar o programa de viagens Portugal-Santa Catarina com a empresa de transporte aéreo TAP; conhecer a central de emergência do país; e outros assuntos econômicos.Ele embarca no final da manhã para Guarulhos (SP), onde faz a conexão para Lisboa, na metade da tarde. A previsão é que o voo chegue em Portugal por volta de 5h20min de terça-feira, no horário local. O governador irá acompanhado de uma comitiva formada por secretários de Estado, deputados e representantes da sociedade civil.