Santa Catarina tem boas razões para comemorar. A Secretaria
de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde
(COSEMS) aprovaram a implantação de quatro motolâncias para o Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): duas em Chapecó e duas em Itajaí. Para o
serviço iniciar, o próximo passo é a aquisição das motos e o treinamento das
equipes com o curso de pilotagem defensiva.
As motolâncias têm beneficiado os usuários por vários
motivos e oferecem vantagens com relação às ambulâncias convencionais. A
rapidez e a eficiência no atendimento de emergências são os principais fatores.
O serviço facilita o acesso aos locais de grandes congestionamentos e os de
difícil entrada - vielas estreitas, comunidades de difícil acesso e áreas
rurais -, além de diminuir o tempo resposta das ocorrências.
“A crescente demanda pelo serviço de emergência e o desafio
de realizar um atendimento mais rápido e com qualidade, impulsiona a adoção de
soluções inovadoras, como é o caso das motolâncias”, considera Marcos Fonseca,
superintendente de Urgência e Emergência.
As motolâncias são pilotadas por um técnico de enfermagem,
treinado, para realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente. Elas
estão equipadas com o essencial para a prestação de cuidados com a saúde, como
desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, cilindro de oxigênio,
equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos
servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte
Avançado (USA).
Para Dionísio Medeiros, diretor do APH Móvel, a implantação
de motolâncias tem o potencial de melhorar significativamente a eficiência do
atendimento de emergência e aumentar as chances de sobrevivência em casos
críticos. “Esse impacto é especialmente notável em cidades com altos índices de
acidentes de trânsito, onde cada minuto conta pra salvar uma vida”, ressalta
ele.
Como uma solução inovadora e eficaz para enfrentar os
desafios do atendimento de emergências em ambientes urbanos complexos, as
motolâncias também salvam vidas e promovem uma saúde pública mais eficiente e
acessível.
Ampliação das
motolâncias
Os secretários Municipais de Saúde que têm interesse em
implantar as motolâncias, deverão efetuar o pedido através de um ofício com
anuência do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da
Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES), para efetivar o processo. Antes da ampliação
do serviço será realizado um estudo de viabilidade, com detalhamento técnico,
para ter conhecimento se é possível realizar o serviço na localidade. Além
disso, vale ressaltar que os municípios deverão ter a Unidade de Suporte Básico
(USB) ativa para a viabilização das motolâncias.