A exportação de carne suína de Santa Catarina alcançou resultado recorde em julho de 2024 em comparação com o mês anterior. Houve alta de 30,7% em relação ao volume de embarques e de 35,7% nas receitas. Esses são os melhores resultados mensais de toda a série histórica, desde 1997, tanto em valor como em quantidade.
O estado exportou, no mês passado, 72,8 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos) e as receitas foram de US$ 174,9 milhões. O desempenho em relação a julho de 2023 também teve alta: chegou a 35,5% no volume e a 31,2% nas receitas na comparação com o mesmo período do ano passado.
“Santa Catarina foi responsável por 56,1% da quantidade e 58% das receitas das exportações brasileiras de carne suína dos sete primeiros meses deste ano. Nosso Estado é campeão nacional na produção de carne suína”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.
Conforme o analista da Epagri, Alexandre Giehl, praticamente todos os principais destinos registraram aumento nos embarques de julho em relação ao mês anterior. Os destaques foram Filipinas e Japão. “Até mesmo a China, que nos últimos meses vinha apresentando quedas nos embarques, registrou crescimento em julho, quando comparado ao mês anterior”, explica o analista.
Em julho, Santa Catarina exportou 103,2 mil toneladas de carne de frango (in natura e industrializada). Houve alta de 11,8% em relação aos embarques do mês anterior e de 14,7% na comparação com os de julho de 2023. As receitas foram de US$ 206 milhões, alta de 18,1% em relação às do mês anterior e de 5,2% na comparação com as de julho de 2023. Em termos de receitas, esse é o melhor resultado mensal desde agosto de 2023.
Exportação total de carnes