Pista segue interditada - 12/08/2024 17:01 (atualizado em 12/08/2024 19:34)

Demora em retirar avião da pista atrasa mais de 80 voos em Florianópolis; não há previsão de liberação

Pista foi interditada após problemas em pouso durante a madrugada
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No total, 54 voos já foram cancelados por causa da interdição (Foto: Floripa Mil Grau, Reprodução)

A pista de pousos e decolagens de aviões no Aeroporto de Florianópolis continua fechada na tarde desta segunda-feira (12) após um avião da Azul ter problemas no pouso durante a madrugada. A interdição já causou o cancelamento de 87 voos, segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal de passageiros.

A nota divulgada pela Zurich às 14h informa que ainda não há previsão de reabertura do aeroporto. Além disso, a concessionária alega que trabalha prestando apoio para a companhia aérea Azul para que a pista seja liberada “o mais breve possível”.

O avião da Azul sofreu danos nos pneus por volta das 2h e não conseguiu deixar a pista. Ninguém ficou ferido. Equipes atuam para retirar o avião do local e liberar a pista. Um guincho com novos pneus chegou ao aeroporto por volta das 10h20 para trocar os pneus. É preciso um guincho específico para tirar o avião do local, que chegou ao aeroporto por volta das 10h30.

A concessionária que administra o aeroporto ainda orienta que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea para remarcações e informações sobre o voo, dando preferência aos canais digitais das companhias.

Operação do Procon

O Procon de Florianópolis realiza uma operação de fiscalização e orientação no local depois que o terminal foi fechado para operações. A ação busca garantir os direitos dos passageiros e notificar as companhias aéreas, requerendo explicações sobre o ocorrido.

“O Procon, em conjunto com a administração do Floripa Airport, está empenhado em garantir que os direitos de todos os passageiros sejam respeitados, seja por meio da realocação em voos de outros aeroportos ou do reembolso integral das passagens, conforme as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, afirma a nota do Procon.

As companhias aéreas terão cinco dias para responder ao ofício, de forma a assegurar o cumprimento integral das normas. Caso haja irregularidade ou descumprimento de normas, os passageiros podem acionar o Procon.

Problema em avião fechou Aeroporto de Florianópolis

O AD 4225, que fazia o trajeto Belo Horizonte/Florianópolis, teve problemas ao pousar em Santa Catarina. Nas redes sociais, passageiros relataram uma “freada brusca”. Os ocupantes precisaram ser desembarcados na pista, segundo informações da companhia.

As causas dos danos nos pneus não foram informadas pela Azul. O avião era um jato bimotor da Embraer, modelo E195-E2, com capacidade de até 144 assentos.

“A Azul informa que, por motivos técnicos, o voo AD 4225 apresentou danos nos pneus que impediram a aeronave de deixar a pista por meios próprios. O pouso aconteceu com segurança, assim como o desembarque dos clientes. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que todos estão recebendo toda a assistência necessária conforme prevê na resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, declarou a Azul.

Caso semelhante em julho de 2023

O incidente desta segunda-feira (12) lembra o ocorrido no Aeroporto de Florianópolis no dia 13 de julho de 2023. Na ocasião, uma aeronave Airbus A321 (PT-MXM), que fazia o trajeto Guarulhos/Florianópolis, passou dos limites da pista no momento em que pousava na capital catarinense.

O pavimento foi danificado por conta da derrapagem do avião, e passou por reparos. Já a aeronave demorou quase 24 horas para ser retirada do local. Enquanto isso, dezenas de voos foram cancelados e os serviços de embarque e desembarque ficaram suspensos.

Fonte: nsc
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