O Brasil se despediu, no último sábado (17), de Silvio Santos, o icônico apresentador que faleceu aos 93 anos, deixando um legado repleto de histórias memoráveis. Essas histórias, por vezes exageradas e dramatizadas, são retratadas na série O Rei da TV, uma produção que tem gerado controvérsias desde seu lançamento.
A série, que foi produzida pelo extindo Star+, encontra-se atualmente disponível no catálogo do Disney+. A trama revisita momentos marcantes da vida de Silvio Santos, mas não sem algumas liberdades criativas.
A série conta a trajetória de Silvio Santos, desde sua infância como vendedor nas ruas do Rio de Janeiro até se tornar comunicador e empresário – sendo interpretado pelo ator José Rubens Chachá.
A trama ainda explora desde os anos em que ele trabalhou na Globo, passando pela fundação do SBT, sua candidatura à Presidência da República, até episódios mais sombrios como o sequestro de sua filha Patrícia e o escândalo envolvendo o Banco PanAmericano.
O Rei da TV tem sido alvo de críticas, especialmente por parte da família do apresentador, que desaprovou a forma como alguns episódios foram narrados.
Segundo eles, certos eventos e comportamentos de Silvio foram alterados para se ajustarem à narrativa da série, algo que gerou desconforto entre seus entes queridos.
“Quem assistiu falou que não gostou. Não assisti ainda, mas quem viu e conhece o meu pai falou que não faz jus à pessoa maravilhosa que ele é. Vou ter que assistir para ver, mas me falaram isso. Não faz jus, há umas partes em que não é o Silvio Santos que a gente ama e conhece”, criticou Patrícia Abravanel sem nem mesmo ter assistido à série.
Diante das críticas da filha número 4, José Rubens Chachá rebateu com bastante sinceridade e deboche – assim como o próprio apresentador costumava fazer na vida real.
O ator disse que é normal se Patrícia e o próprio Silvio reprovarem a produção, afinal, a série não contou com a autorização da família Abravanel. “Tem tudo para ele não gostar da série [risos]”, brincou.
“Porque a pessoa que é retratada sempre vai falar: ‘Ah, não é bem assim‘, ‘eu não falo assim’, ‘eu não ajo assim’, ‘não foi isso que aconteceu’. Mas os redatores da série estavam muito bem amparados pelas pesquisas e por advogados que, porventura, possam agir caso haja alguma contraofensiva por parte da família”, declarou José Rubens Chachá.
O intérprete de Silvio Santos lembrou que a série biográfica sobre o dono do SBT tem caráter ficcional, ou seja, a produção não tem qualquer compromisso com a realidade, além da menção às histórias verídicas retratadas.
“A gente não quis se aproximar dessa realidade, de conhecer as pessoas [da família Abravanel] de perto. Acho desnecessário, porque é uma ficção, e a ficção dá essa liberdade de a gente intuir o que acontece nesses bastidores e nessas casas, nessas mansões do Morumbi, e poder retratar de uma forma artística, de uma forma bem-humorada ou não”, afirmou o ator.
Ainda sobre as críticas de Patrícia, antes mesmo de assistir, Chachá disse: “Eu acho que se ele não gostar, ou se a Patricia não gostar, é problema dela. Acho que ela tem tudo para não gostar porque é retratada na série e não vai se identificar tanto quanto a gente gostaria”.
A série mostra um Silvio diferente do conhecido pelo grande público: muito mais ambicioso e que tomava decisões questionáveis por trás das câmeras.
Onde assistir a O Rei da TV
Apesar das polêmicas, a produção é considerada um importante recurso para compreender a dimensão da influência de Silvio Santos na cultura brasileira.Com direção de Marcus Baldini, Julia Jordão e Carol Minêm, O Rei da TV foi lançada em 19 de outubro de 2022 no Star+.Em dezembro de 2022, a série foi renovada para uma segunda temporada.
Mariano Mattos Martins interpreta Silvio jovem, já Guilherme Reis vive Silvio adolescente. Ficou para a atriz Leona Cavalli a interpretação de Íris Abravanel, esposa de Silvio.Para quem deseja conferir essa versão dramatizada da vida de um dos maiores ícones do Brasil, as duas temporadas de O Rei da TV estão disponíveis no Disney+, cada uma com 8 episódios que prometem prender a atenção do público.
Mesmo com as críticas, O Rei da TV segue como um material relevante para quem busca entender por que Silvio Santos é uma figura colossal na história do país.