Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandados nesta terça-feira (20) contra um grupo acusado de aliciar mulheres no Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina em um esquema de tráfico de pessoas.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão em Uberlândia (MG), um mandado de busca e apreensão em Várzea Grande (MT) e um mandado de prisão no Rio de Janeiro (RJ), expedidos pela 7ª Vara Federal de Mato Grosso.
A Operação Perfídia teve como objetivo combater o tráfico de pessoas para exploração sexual na Europa. De acordo com a Polícia Federal, entre as vítimas estavam mulheres de Santa Catarina e de outros três estados, sendo que o principal ponto de atuação da quadrilha era a cidade de Uberlândia.
Os suspeitos ofereciam propostas de emprego na Europa para mulheres, muitas vezes em situação de vulnerabilidade. Contudo, ao chegarem no continente europeu, as vítimas eram recebidas por motoristas que as levavam para apartamentos onde eram confinadas com outras mulheres.
A partir daí, elas tinham os documentos retidos e eram forçadas a se prostituir. Os envolvidos no esquema lucravam 60% dos valores gerados pelos programas, e cobravam despesas das vítimas que acabavam se tornando impagáveis.
Grupo é acusado de tráfico de pessoas para exploração sexual
As mulheres eram anunciadas pelos suspeitos em sites de prostituições da Europa, o que atraía clientes para manter o esquema lucrativo. Foram apreendidos celulares e itens para as investigações.Há suspeita de que outras mulheres tenham sido recrutadas pela organização criminosa. A polícia alerta para pessoas que tenham recebido oferta de salário para realizar o mesmo trabalho em outro local, já que podem estar sendo vítimas do esquema de tráfico.
Denúncias podem ser feitas através do Disque 100 ou pelo Comunica PF.