O levantamento também revelou que 59% dos homens e 53% das mulheres com idade entre 18 e 35 anos acham que as vítimas às vezes são responsáveis por serem assediadas devido às suas atitudes ou aparência. Além disso, 43% dos homens e 28% das mulheres acreditam que, na maioria das situações, os acusados de assédio sexual não têm intenções ruins.
Com o intuito de ajudar de maneira simples e segura as vítimas e testemunhas a intervirem contra o problema, a L’Oréal Paris lançou em 2020, em parceria com a ONG internacional Right To Be, o Stand UP, um programa global de combate ao assédio nas ruas. A ação é baseada na metodologia dos 5D’s, (Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador, Dialogar).
Até hoje, mais de 3 milhões de pessoas já foram treinadas em 45 países. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias é a responsável por ministrar os treinamentos que são oferecidos de forma gratuita para clientes e parceiros de L’Oréal Paris e para qualquer pessoa que solicite através do site.
Após uma análise de pesquisas públicas sobre assédio e violência contra mulheres, foi realizado um mapeamento detalhado para identificar os espaços públicos com maior incidência de casos de assédio nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Com isso, a L'Oréal Paris vai promover diversas ações digitais e físicas nessas regiões, destacando e endossando a mensagem principal da campanha #nãodoupassagemproassédio, criada pela agência Lema para a marca, com o objetivo de reforçar a conexão direta com as ruas e incentivar tanto vítimas quanto testemunhas a se posicionarem contra o assédio.
Com base nesse mapeamento, serão enviadas notificações geolocalizadas ao público presente nesses locais, incentivando-o a estar atento ao ambiente ao seu redor e a agir de forma segura. Essas notificações não têm o intuito de alarmar, mas de promover uma conscientização sobre a importância da vigilância e da segurança. Posteriormente, os destinatários receberão um novo alerta, desta vez convidando-os a participar do treinamento Stand UP.
Para Maira da Matta, diretora da L’Oréal Paris no Brasil, a liberdade de ir e vir é um direito fundamental e os números da pesquisa mostram que ele ainda é negado para a maior parte das mulheres. "Como uma marca com valores femininos e feministas, incentivamos o empoderamento das mulheres para que ocupem todos os seus espaços de direito, mas isso só será possível se todas puderem caminhar com segurança e dignidade por todos os espaços”, argumenta.