A banda Oasis, sucesso dos anos 1990, deve retornar em 2025, de acordo com reportagens da imprensa britânica neste domingo (25). Segundo fontes do jornal "The Sun" e "The Mirror", os irmãos Liam e Noel Gallagher devem fazer o anuncio oficial nos próximos dias.
O vocalista da banda, Liam Gallagher, interagiu com fãs dando pistas sobre o retorno ao longo do domingo. Seu irmão, o guitarrista Noel Gallagher publicou um vídeo no final do dia que mostrava a data do dia 27 de agosto (próxima terça-feira), e o horário das 8h da manhã (4 da manhã, horário de Brasília). Em seguida, publicaram o vídeo Liam e a conta oficial da banda no X.
— Noel Gallagher (@NoelGallagher) August 25, 2024
As reportagens afirmam que o grupo deve se reunir para shows durante o verão no hemisfério norte no ano que vem. O "The Mirror", citando fontes da indústria da música, afirma que o Oasis vai se apresentar no festival Glastonbury e ainda fará shows em Londres e Manchester.
O grupo se separou há 15 anos com a briga dos irmãos Noel e Liam. Quando Noel saiu da banda anunciou que a saída foi porque "não poderia continuar trabalhando com Liam nem mais um dia". Ao longo dos anos, os dois sempre negaram uma reconciliação.
Respondendo aos fãs no X, Liam disse que nunca gostou da palavra "former", que, em tradução, significa "antiga" ou "ex", possivelmente referindo-se como o Oasis é citado atualmente: uma ex-banda.
Quando um fã perguntou quando as datas dos shows seriam anunciadas, Liam respondeu "na próxima sexta" na rede social. Respondendo sobre um possível anúncio de reencontro, Liam escreveu: "Acho que já disse o suficiente".
Desde seu surgimento no cenário musical com o disco “Definitely maybe”, em 1994, a banda teve inúmeras trocas de insultos e brigas públicas entre os irmãos Gallagher.
O Oasis é um dos ícones do “britpop” dos anos 90 ao lado do Blur, Pulp e Suede. A banda lançou nove álbuns, sendo o trabalho mais recente “Dig out your soul”, de 2008.
A guitarra que Noel quebrou durante a briga que acabou com o Oasis, minutos antes de um show, foi reparada e leiloada em 2022 por por 385,5 mil euros (cerca de R$ 2,3 milhões e cotação atual).