Segundo a pesquisa, o número corresponde a quase 45 milhões de pessoas em todo país. "As respostas se referem a agressões praticadas num período de 12 meses anteriores à data da pesquisa", detalha a Folha.
No total, foram entrevistadas 2.508 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do Brasil entre os dias 11 e 17 de junho de 2024. Vale ressaltar que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em comparação com os homens, as mulheres conhecem mais vítimas de violência doméstica. Dos entrevistados. 31% das mulheres e 22% dos homens apontaram conhecer vítimas do crime.
36% dos entrevistados com ensino superior completo disseram conhecer mulheres que foram agredidas pelos companheiros. Por outro lado, 18% dos entrevistados que estudaram até o fundamental afirmaram o mesmo.
5% dos entrevistados disseram ter sido vítima de violência doméstica. Desse total, mais da metade (56%) são mulheres. O número corresponde a, pelo menos, 2,4 milhões de mulheres brasileiras.
A pesquisa apontou que foram 6.790 agressões físicas a cada dia em 2023. Em julho, o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, havia divulgado o dado recorde de violência contra mulher no Brasil: 1 estupro a cada 6 minutos em 2023. O número mostra um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior.