A Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira, dia 5, a maior transferência de detentos para outro estado já registrada.
Foram recambiados 50 internos oriundos do Rio Grande do Sul que não possuem nenhum processo em SC, e que foram presos no estado por terem mandado de prisão em aberto no Rio Grande do Sul.
O secretário da SAP, Carlos Alves, já vinha tratando sobre o assunto há alguns meses com o governador Jorginho Mello e com o secretário de assuntos prisionais e socioeducativos do RS, para realizar o retorno dos detentos.
Conforme Carlos, a megaoperação denominada “De volta para casa”, auxiliará a desafogar o sistema prisional catarinense, além de gerar uma economia para o governo, já que o custo para manutenção dos presos é alto.
Para a garantia da ordem pública, o Departamento Geral de Polícia Penal, fez o planejamento com dois ônibus, seis viaturas Ranger, e 40 policiais penais das equipes especializadas do Serviço de Operações e Escolta (SOE), Grupo Tático de Intervenção (GTI) e canil.
A operação ainda teve o apoio de um Helicóptero da Polícia Militar, que irá até Criciúma, no Sul de Santa Catarina, e um da Polícia Civil, que irá de Criciúma até a unidade no RS.