Uma frente fria que avança pelo Brasil neste fim de semana trará instabilidade e chuvas para o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do país. Em Santa Catarina, a previsão é de tempo instável com chuva e temporais, que podem causar destelhamentos, alagamentos e enxurradas.
Um dos principais destaques da previsão do fim de semana é o alerta para a chamada “chuva preta” em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A frente fria, ao se misturar com a fumaça proveniente das queimadas, formará uma precipitação carregada de partículas tóxicas, que podem causar danos à saúde e ao meio ambiente.
Conforme o UOL, apenas o Sul deve se livrar de fumaça. A frente fria que está na Argentina e já se desloca para o Sul deve limpar a atmosfera do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas a condição fica restrita a esses estados.
Veja a previsão do fim de semana em Santa Catarina:
Sábado
No sábado (14), o sistema de baixa pressão se desloca em direção ao mar, mantendo a instabilidade no tempo em toda a SC, bem como a condição para chuva e temporais, que tendem a ficar mais concentrados entre entre a Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e norte do estado, mantendo o risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.
O vento vira para sul no decorrer do dia, com rajadas em torno de 60km/h nas áreas costeiras, sobretudo de Florianópolis para o norte. As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 15°C e as máximas à tarde não passam dos 25°C, com exceção do extremo norte onde ainda podem se aproximar dos 28°C.]
Domingo
No domingo (15) a instabilidade persiste em toda SC e há condições para chuva e temporais isolados a qualquer momento do dia para todas as regiões, com risco moderado para ocorrências. A partir da tarde, a influência de um novo sistema de baixa pressão associado a uma frente fria, intensifica a chuva e os temporais, principalmente do centro ao leste do estado, onde o risco para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas passa a ser alto.
O vento predomina de sul/sudeste, mais intenso no mar entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, o que deixa o mar agitado com ondas de sudeste entre 2,0 e 2,5m. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. A cobertura de nuvens, a chuva e o vento de sul mantêm as temperaturas baixas à tarde e as máximas ficam abaixo dos 20°C em todas as regiões.
Tendência para os próximos dias
Na segunda-feira (16), o sistema de baixa pressão se afasta para o mar, entre o Litoral de SC e do Sudeste do país, onde ganha força originando um Ciclone Extratropical. O giro desse sistema no mar favorece o deslocamento de umidade para a costa, o que mantém a condição para chuva ocasional em todo o Litoral. Na terça-feira (17) o tempo volta a ficar estável em toda SC, com a influência de uma massa de ar seco e frio.