A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de risco meteorológico com diferentes graus de atenção para o Estado. O comunicado, vigente nos dias 19 e 20 de setembro, prevê o avanço de uma frente fria e a atuação de um sistema de baixa pressão no Paraguai que favorecem chuvas fortes acompanhadas de tempestades
Pela manhã e tarde, são esperadas chuvas e temporais isolados nas Missões, Noroeste, Norte, Centro, Campanha e Sul. No decorrer da tarde e noite as instabilidades ganham força, trazendo chuva forte com descargas elétricas e queda de granizo, atingindo boa parte do Rio Grande do Sul. Os acumulados ficam entre 40 e 70 mm/dia no Oeste, Campanha, Centro e Missões, e entre 10 e 25 mm/dia nas demais regiões. Os ventos se intensificam e sopram de 70 a 90 km/h, podendo passar dos 100 km/h em áreas isoladas da Metade Sul, e favorece mar agitado.
Na madrugada de sexta-feira (20), a frente fria permanece avançando no Estado, trazendo chuvas moderadas a fortes acompanhadas de temporais, especialmente em áreas da metade Norte, Centro, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Durante a tarde, as chuvas moderadas persistem nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste.
Os acumulados podem chegar a 40 mm/dia no Norte e ficam abaixo dos 25 mm/dia nas demais áreas. As temperaturas mínimas ficam entre 15 e 19 °C, e as máximas variam de 20 e 26 °C. Há ocorrência de rajadas de vento variando entre 45 e 60 km/h no Oeste, Norte, Nordeste e Litoral gaúcho, o mar fica agitado.
Segundo o boletim, a tendência é que, no sábado (21), a frente fria se afaste para o mar e o tempo volte a ficar firme em todo o Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 18 °C, e as máximas entre 22 e 29 °C. Além disso, há ocorrência de rajadas de vento de 40 a 50 km/h em áreas da metade Sul.
Confira o mapa de alerta da Defesa Civil: