Confira a Lista Completa - 22/09/2024 14:54

SC é o 4º estado em número de emissões da nova carteira de identidade

Mais de um milhão de novos documentos foram emitidos em Santa Catarina
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Emissão da nova carteira de identidade nacional está disponível em 25 estados e no Distrito Federal – Foto: Ministério da Cidadania/ Reprodução

A nova Carteira de Identidade Nacional já foi obtida por mais de um milhão moradores de Santa Catarina. Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o estado é o quarto em número de emissões do documento, chegando a 1.077.890 unidades. Em todo o país, 13 milhões de brasileiros já fazem uso modelo atualizado.

A nova versão do documento tem o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país. A atualização foi desenvolvida para reduzir fraudes, melhorar cadastros administrativos e possibilitar o acesso dos brasileiros à cidadania, segundo o ministério.

Conforme o portal R7, a CIN é emitida em 25 estados e no Distrito Federal. Somente Roraima ainda não expede o documento.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos acredita que o número de novas carteiras de identidade em circulação deva crescer no próximo ano, quando os estados poderão usar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública no processo.

A emissão do documento é feita pelos estados e Distrito Federal, em seus respectivos institutos de identificação. Em Santa Catarina, a responsabilidade é da Polícia Científica e o passo a passo pode ser conferido aqui. A primeira via da Carteira de Identidade Nacional tem emissão gratuita.

Santa Catarina é o quarto em número de emissões

Atualmente, Minas Gerais o número de emissões do novo documento. Santa Catarina ocupa a quarta colocação.

MG – 1.481.656
RS – 1.415.823
RJ – 1.106.145
SC – 1.077.890
PR – 914.120

Estados com maiores emissões por população:

PI – 23,83%
AC – 21,43%
AL – 15,05%
MT – 14,8%
SC – 14,16%

Nova identidade é mais segura

Um QR Code permite a validação eletrônica da autenticidade, bem como saber se o documento é verdadeiro e se foi furtado ou extraviado. Ele traz ainda informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos.

Essa nova versão serve também como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Prazo

A substituição do atual documento de identidade pela CIN será feita de forma gradual e gratuita, até 2032. A primeira via e a renovação são gratuitas. A segunda via tem cobrança de taxam estipulada por estado.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...