DIONÍSIO CERQUEIRA - 26/09/2024 07:37

Em ação rápida, bombeiros salvam a vida de bebê engasgado com leite materno

O bebê engasgado foi socorrido pela equipe em Dionísio Cerqueira; um dos responsáveis pelo salvamento é avô do pequeno Theo de Palhoça, um menino de 7 anos que salvou a vida de um bebê de seis meses
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Victor Gabriel foi salvo, após se engasgar com leite materno, pela equipe do Corpo de Bombeiros em Dionísio Cerqueira – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Em uma ação rápida o bombeiro comunitário Emerson Kraetzig, o sargento Julio Custodio e o soldado Marcelo Swerei salvaram o pequeno Victor Gabriel, de um mês e 12 dias de vida, em Dionísio Cerqueira, Extremo-Oeste de SC. Família do bebê engasgado com leite materno buscou socorro na tarde desta quarta-feira (25) no Corpo de Bombeiros.

A mãe de Victor, Bruna de Lara, explica que amamentava a criança quando o menino se afogou. “Ele não respirava mais e não reagia”, explica. Junto com a avó de Victor, a família foi até o Corpo de Bombeiros pedir ajuda.

O bombeiro comunitário Emerson observou a chegada do carro com a criança e, rapidamente, começou o procedimento de tapotagem para desobstrução das vias aéreas do bebê. Ele explica que Victor estava com uma cianose avançada e com a coloração azulada.

Enquanto Emerson e Swerei atendiam o bebê, Custodio observou a gravidade do caso e organizou viatura para encaminhar o pequeno ao hospital. Em menos de um minuto, Victor já estava bem e sendo atendido pela equipe médica.

O sargento Custodio ressalta que a ação foi possível por conta do trabalho em conjunto, pois a situação era grave.

Após a recuperação, a família voltou ao quartel para agradecer aos bombeiros que realizaram o atendimento e salvaram a criança.

O fruto nunca cai longe do pé

Inclusive, o sargento Custódio, que ajudou a salvar Victor Gabriel, é avô de Theo, o menino de 7 anos de Palhoça que salvou um bebê de seis meses e o vídeo foi divulgado no começo deste mês.

Custodio destaca que ficou muito orgulhoso do neto naquela situação, pois o pequeno agiu com autoconfiança para salvar a vida de Gael. “Ele contou que manteve a calma e a mãe do bebê ajudou Theo durante a manobra de Heimlich”, destaca o sargento.

Ele ainda não contou para Theo que também ajudou a salvar uma criança durante a tarde desta quarta. Mas, desta vez, quem ficará orgulhoso é o neto, pela atitude do avô. “O fruto não cai longe do pé”, pontua o sargento.

Na sexta-feira (25), além de matar a saudade, o sargento pretende compartilhar as novidades com o neto. “O avô ajudou a salvar um bebê, mas tu salvou sozinho”, destaca Custodio sobre a conversa que terá com o pequeno.

Orientação aos pais

Emerson, que também é técnico de enfermagem, orienta que os pais acompanhem as informações dos bombeiros sobre as manobras necessárias durante o engasgamento de uma criança. Uma das dicas é assistir vídeos do Corpo de Bombeiros que estão disponíveis na internet e buscar ajuda imediata.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros em casos de asfixia. Em bebês, o primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e ver se há algum objeto na boca que possa ser removido.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...