Em uma ação rápida o bombeiro comunitário Emerson Kraetzig, o sargento Julio Custodio e o soldado Marcelo Swerei salvaram o pequeno Victor Gabriel, de um mês e 12 dias de vida, em Dionísio Cerqueira, Extremo-Oeste de SC. Família do bebê engasgado com leite materno buscou socorro na tarde desta quarta-feira (25) no Corpo de Bombeiros.
A mãe de Victor, Bruna de Lara, explica que amamentava a criança quando o menino se afogou. “Ele não respirava mais e não reagia”, explica. Junto com a avó de Victor, a família foi até o Corpo de Bombeiros pedir ajuda.
O bombeiro comunitário Emerson observou a chegada do carro com a criança e, rapidamente, começou o procedimento de tapotagem para desobstrução das vias aéreas do bebê. Ele explica que Victor estava com uma cianose avançada e com a coloração azulada.
Enquanto Emerson e Swerei atendiam o bebê, Custodio observou a gravidade do caso e organizou viatura para encaminhar o pequeno ao hospital. Em menos de um minuto, Victor já estava bem e sendo atendido pela equipe médica.
O sargento Custodio ressalta que a ação foi possível por conta do trabalho em conjunto, pois a situação era grave.
Após a recuperação, a família voltou ao quartel para agradecer aos bombeiros que realizaram o atendimento e salvaram a criança.
O fruto nunca cai longe do pé
Inclusive, o sargento Custódio, que ajudou a salvar Victor Gabriel, é avô de Theo, o menino de 7 anos de Palhoça que salvou um bebê de seis meses e o vídeo foi divulgado no começo deste mês.Custodio destaca que ficou muito orgulhoso do neto naquela situação, pois o pequeno agiu com autoconfiança para salvar a vida de Gael. “Ele contou que manteve a calma e a mãe do bebê ajudou Theo durante a manobra de Heimlich”, destaca o sargento.
Ele ainda não contou para Theo que também ajudou a salvar uma criança durante a tarde desta quarta. Mas, desta vez, quem ficará orgulhoso é o neto, pela atitude do avô. “O fruto não cai longe do pé”, pontua o sargento.
Na sexta-feira (25), além de matar a saudade, o sargento pretende compartilhar as novidades com o neto. “O avô ajudou a salvar um bebê, mas tu salvou sozinho”, destaca Custodio sobre a conversa que terá com o pequeno.
Orientação aos pais
Emerson, que também é técnico de enfermagem, orienta que os pais acompanhem as informações dos bombeiros sobre as manobras necessárias durante o engasgamento de uma criança. Uma das dicas é assistir vídeos do Corpo de Bombeiros que estão disponíveis na internet e buscar ajuda imediata.Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros em casos de asfixia. Em bebês, o primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e ver se há algum objeto na boca que possa ser removido.