ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024 - 07/10/2024 20:20

O fenômeno que fez pequena cidade de SC eleger prefeita e maioria de vereadoras

Candidatas mulheres foram as mais votadas para os cargos de vereador
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Anitápolis, na Grande Florianópolis, tem 3.593 habitantes, de acordo com Censo de 2022 (Foto: Divulgação)

Anitápolis, na Grande Florianópolis, reelegeu uma mulher como prefeita e terá mulheres como maioria na Câmara de Vereadores. A cidade com 3.593 habitantes elegeu cinco vereadoras para as nove vagas disponíveis no Legislativo.

A prefeita eleita é Solange Back (MDB), que venceu o pleito com 1.511 votos, 65 a mais do que seu oponente, Fábio (Podemos), que fez 1.446 votos. Em 2020, ela foi escolhida a primeira prefeita da história da cidade.

— Fico muito feliz de morar numa cidade com nome de mulher e de ser a primeira prefeita em 60 anos de emancipação — comemora Solange, citando o nome da cidade, que faz referência à heroína catarinense Anita Garibaldi.

Veja também:

Mulheres serão maioria no Legislativo de SMOeste

Vereadoras eleitas

Além de serem maioria na Câmara de Vereadores, as mulheres foram as candidatas mais votadas na eleição. Marcelli Mates (Podemos) fez 247 votos, 8,28% do total. Depois dela, as mais votadas foram Cida da Saúde (MDB), com 219 votos; Nega (Podemos), com 208 votos; Bete (PL), com 201 votos; e Ale da Pipoca (MDB), com 183 votos.

A maioria feminina na Câmara ocorre na esteira da renovação da Câmara. Neste ano, quatro atuais vereadores não concorreram, o que abriu espaço para novos nomes. Dessas quatro vagas abertas, três foram preenchidas por mulheres.

— O olhar feminino pega um todo, e não somente uma “linha reta”. Acho que o povo viu em nós, mulheres, uma força, uma garra de buscar, de trazer e trabalhar por todo o nosso município. Isso nos orgulha — avalia Cida da Saúde (MDB), que foi reeleita neste ano.

A eleição delas também foi proporcionada pela ligação que já tinham com a cidade, na avaliação da prefeita Solange (MDB). Cida (MDB) trabalhava como agente de saúde. Nega (Podemos) já havia sido vereadora, entre 2005 e 2020, e Marcelli (Podemos) foi eleita para o segundo mandato. Bete (PL) é casada com o atual vice-prefeito, Rogério Hasse, e Ale da Pipoca (MDB) é esposa do secretário de Obras, Luiz Carlos Wagner.

— Acredito que as mulheres são coração e razão. Têm diferenciais em questão de honestidade, caráter, de saber lidar com as dificuldades com mais calma. Juntas vamos trabalhar pelo municipio — pontua a prefeita eleita.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...