Um impasse entre a realização do Enem e das finais da Copa do Brasil foi criado nesta quinta-feira (24). O problema envolve o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que pediu para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que alterasse a data das partidas.
Mais de 5 milhões de candidatos inscritos vão prestar o Enem 2024 nos dias 3 e 10 de novembro, mesmo dias dos dois jogos que vão decidir o campeão da Copa do Brasil. O motivo do pedido do Consed é que os jogos e as provas na mesma data podem ocasionar problemas de deslocamento em Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ).
Uma das alegações do Conselho é que a realização dos dois eventos no mesmo dia vai gerar congestionamentos e agitação de torcedores perto dos locais de prova, o que pode atrapalhar os candidatos.
O pedido do Consed chegou à CBF no mesmo dia em que foi realizado o sorteio dos mandos de campo das partidas da final da Copa do Brasil.
“Reconhecemos a relevância tanto do Enem quanto da final entre Flamengo e Atlético-MG, um dos maiores momentos do calendário esportivo nacional. No entanto, essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participante”, diz trecho da nota.
Só no Rio de Janeiro serão 288 mil pessoas realizando a prova, enquanto em Belo Horizonte, 393 mil pessoas estão inscritas. Os portões dos locais de prova do Enem são abertos às 12h (horário de Brasília). Já os jogos da final da Copa do Brasil devem começar às 16h. A CBF ainda não se manifestou sobre o pedido.