Até julho, quando terminou o primeiro semestre de 2024, cerca de 72,2% das famílias catarinenses tinham algum tipo de dívida, apontou uma pesquisa da Fecomércio SC. E, na tentativa de reverter este cenário, o Procon SC lançou uma campanha que deve ajudar os consumidores a negociar as contas em atraso.
A segunda edição da Campanha Estadual de Recuperação de Crédito tem parceria com a FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
E, segundo a diretora do Procon SC, Michele Alves, a intenção é incentivar o consumidor a aproveitar as festas de fim de ano com as faturas em dia.
“Com as pendências resolvidas dentro do que prevê a legislação, o consumidor poderá seguir melhor nas festividades. Nosso objetivo é incrementar e inovar sempre para que possamos melhorar a cada edição desta campanha”, ressalta.
A campanha é um incentivo também aos lojistas que todo Estado que enfrentam os desafios da inadimplência. Conforme a FCDL, diversos comércios foram convidados a participar.
Assim, os lojistas imputam os dados de inadimplência no SPC e permitem ao consumidor negociar e pagar dívidas tanto online quanto presencial. Mais de 43 mil empresas fazem parte da federação.
Os comerciantes catarinenses têm até esta quinta-feira (7) para aderirem ao programa.
“Trata-se de uma grande oportunidade para as entidades e os consumidores resgatarem novamente o crédito no comércio e começarem o 2025 no azul. Neste período da campanha serão ofertadas condições especiais”, explica Onildo Dalbosco Júnior, presidente da FCDL.
Como negociar suas dívidas
A campanha segue até o dia 10 de dezembro e os consumidores podem acessar o site negociardivida.com.br e seguir as instruções a partir de preenchimento das informações.