Na última terça-feira (26), durante a plenária regionalizada da Alesc Itinerante, realizada em Chapecó, o presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Vale das Águas, Gelson Rossetto, destacou o grande potencial turístico da região. Na oportunidade, também explanaram sobre o tema o presidente da IGR Grande Oeste, Bruno Antônio Vivian, o vice-presidente da IGR Caminhos da Fronteira, Vanduir Matias, e o representante do Destino Cervejeiro Albeneir Didomenico.
Rossetto enfatizou que uma das principais demandas do setor turístico local é garantir cadeira junto ao Conselho Estadual de Turismo, além de buscar recursos para viabilizar novos projetos que possam impulsionar o desenvolvimento da área. Ele ainda apontou que a busca por esses recursos é essencial para promover a sustentabilidade e o crescimento do turismo, impactando positivamente a economia regional.
O município de Maravilha, que integra a IGR Vale das Águas – uma instância composta por 27 municípios, criada e aprovada pelo Ministério do Turismo em 2017 – tem se destacado na área. Rossetto fez questão de ressaltar a importância do trabalho colaborativo entre a IGR e o Conselho Municipal de Turismo de Maravilha, um esforço que tem gerado reflexos positivos no setor. A parceria, segundo ele, fortalece as iniciativas locais, contribuindo para a valorização e o crescimento contínuo do turismo na cidade e na região como um todo.
Alesc Itinerante
Pela primeira vez, a comunidade de Chapecó e região teve a oportunidade de acompanhar uma sessão regionalizada da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) diretamente do Complexo de Eventos Tabajara. O projeto Alesc Itinerante faz parte das comemorações dos 190 anos do Legislativo catarinense e tem como objetivo aproximar o trabalho do Parlamento junto a população de todo o estado. Antes de chegar ao Oeste catarinense, o programa passou pelas cidades de Blumenau (Vale do Itajaí), Joinville (Norte), Criciúma (Sul) e Lages (Serra).