Desde 2021 existe um novo prazo para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem ainda não trocou o seu documento mas pretende fazer isso em breve, precisa estar atento ao período exigido.
Para a maioria, a nova validade está acima de cinco anos. A renovação da CNH é obrigatória para aqueles motoristas que querem continuar dirigindo.
O processo é feito dentro do Detran de cada Estado e exige a presença em um exame de aptidão física, que vai medir a capacidade do motorista em conduzir um automóvel.
Ao confirmar essa renovação da CNH, o sistema zera todos os pontos que foram somados na carteira por conta de infrações de trânsito e dá início a um novo ciclo.
Novo prazo para a CNH
Em 2021, o governo comandado por Jair Bolsonaro (PL) alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Foi inclusa uma medida que permite aos condutores mais novos que fiquem mais tempo com a mesma habilitação.Antes dessa mudança, o prazo era de três a cinco anos para a maioria dos motoristas, o que significa que eles precisavam passar por um novo processo de troca de documento mais vezes.
Agora, os prazos para essa mudança são:- Motoristas com menos de 50 anos de idade: renovação a cada 10 anos;
- Motoristas entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos;- Motoristas com mais de 70 anos de idade: renovação a cada 3 anos.
Como fazer a renovação da CNHCaso o vencimento da sua CNH esteja marcado para janeiro de 2025, a recomendação é dar início na renovação em dezembro para que a nova carteira seja entregue dentro do prazo.
A partir do vencimento, o motorista tem 30 dias para continuar dirigindo com a CNH vencida, caso o documento não for trocado nesse prazo ele é multado.
A solicitação é feita no site do Detran do Estado. Depois deve ser agendada a consulta médica com o oftalmologista em uma clínica que seja habilitada pelo órgão de trânsito.
Ao pagar todas as taxas e passar pelos exames, o documento pode ser retirado em um posto do Detran, ou recebido no endereço do condutor.- Agende a renovação pelo site do Detran do seu estado;
- Na data e hora marcada compareça ao posto do Detran mais próximo;
- Leve a CNH atual e os documentos necessários;
- Passe pelas consultas médicas que também precisam ser agendadas;
- O documento será entregue no endereço do condutor, ou pode ser retirado no Detran.