O número de pessoas que passaram mal após o consumo de uma torta fria em Pelotas (RS) subiu para 92. O caso ocorreu durante as comemorações do Natal.
O laudo, divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, nesta segunda-feira (30), detectou a presença da bactéria Estafilococos coagulase positiva no alimento.
De acordo com a prefeitura de Pelotas, as pessoas apresentaram sintomas de gastroenterite como náusea, vômito, dor abdominal e diarreia. Apesar disso, nenhuma pessoa precisou ser internada.
Segundo informações do SBT News, os alimentos infectados foram comprados na loja Circulu’s Lanches. A Vigilância Sanitária se dirigiu até o local e coletou alimentos como maionese, palmito e azeitona.
Além disso, os agentes de vigilância encaminharam amostras de alimentos da lanchonete encontradas nas casas dos consumidores para análise no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen).
Bactéria detectada em torta pode causar intoxicação alimentar
A bactéria encontrada no alimento é comum e frequentemente responsável por causar intoxicação alimentar com náusea, vômitos, cólicas e diarreia. Em casos mais graves, podem ocorrer desidratação, dores de cabeça e musculares.Em nota, a Circulu’s Lanches expressou “profundo respeito e preocupação” ao ser informada dos sintomas de intoxicação alimentar sofrido pelos clientes após consumirem as “tradicionais tortas frias natalinas” da loja.
A loja, que funciona há 33 anos, também reconheceu a “gravidade da situação” e se solidarizou com os clientes afetados.