Semelhante ao SARS-CoV-2 - 22/02/2025 09:23

Novo coronavírus transmissível a humanos é descoberto na China

De acordo com pesquisadores, vírus encontrado em morcegos utiliza o receptor ACE2 para infectar organismos, assim como o causador da Covid-19
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Uma nova cepa de coronavírus foi descoberta por pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China. O vírus foi encontrado em morcegos e tem capacidade de se espalhar por humanos. As informações são do O Globo. 

De acordo com estudo publicado na revista científica Cell, o HKU5-CoV-2 é "surpreendentemente" semelhante ao vírus que causou a pandemia de Covid-19. 

Os pesquisadores também descobriram que esse vírus utiliza o receptor ACE2 para infectar organismos, assim como o SARS-CoV-2, causador da Covid-19. 

Cientistas usaram mini-órgãos humanos, miniaturas criadas em laboratório a partir de células-tronco, para testes. O novo vírus descoberto foi capaz de infectá-los.

Novo vírus

O HKU5-CoV-2 é um coronavírus pertencente ao grupo dos merbecovírus, que também inclui o causador da Mers. Ele tem maior potencial de infectar humanos do que outros organismos do tipo.

"Os merbecovírus de morcegos, que estão filogeneticamente relacionados com o MERS-CoV, representam um elevado risco de propagação para os seres humanos, quer através de transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários", afirma o estudo.

No entanto, os pesquisadores reforçam que o potencial do HKU5-CoV-2 se espalhar para os humanos "ainda precisa ser investigado".

Fonte: Gaúcha / ZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...