A Dermatoscopia é um exame que contribui para o diagnóstico do câncer de pele. Este procedimento está disponível pelo SUS em Maravilha.
Atualmente o aparelho utilizado para o exame no município, chamado dermatoscópio, está acoplado ao celular (de uso exclusivo para esta função), que aproxima a imagem em mais de 6 vezes para coletar imagens do paciente. É um meio de encontrar lesões de risco presentes na pele e nos cabelos. Além do câncer de pele, outras doenças podem ser identificadas, como por exemplo a dermatite.
No município, 561 procedimentos com o dermatoscópio foram realizados em 2024, até o dia 20 de dezembro do referido ano. A procura pelo exame segue esta média nos últimos anos, avalia a técnica em enfermagem Cleide Vivian Falkoski, responsável pela realização do procedimento em Maravilha.
Veja como a população do município pode ter acesso a Dermatoscopia:
1 - Consultar com o médico da sua UBS. O profissional pode realizar o pedido da dermatoscopia, que é agendada posteriormente.
2 - Com o agendamento, o exame é realizado no Centro Especializado em Saúde, por um profissional treinado para tal.
4 - Este laudo volta para Maravilha, com instruções de procedimentos que o paciente precisa realizar, contendo duas possibilidades:
A) Não necessita retirar uma amostra da região analisada, descartando a possibilidade de ser câncer de pele. Neste caso, se algum tratamento for necessário, ele é realizado através do médico da UBS do paciente.
B) O laudo pode indicar a retirada de material, que posteriormente será enviado para biópsia. Se este procedimento envolver uma cirurgia de menor porte, ele é realizado em Maravilha mesmo. Mas se for uma cirurgia mais complexa, o caso é encaminhado aos hospitais de referência da região que atendem pelo SUS, localizados em São Miguel do Oeste, Chapecó e Florianópolis.
5 - Quando há coleta de amostra, o paciente precisa aguardar o resultado da biópsia.