A ida ao trabalho foi comprometida e a programação de férias de milhares de pessoas foi temporariamente interrompida com a chuva forte e persistente que tem atingido Balneário Camboriú desde a madrugada desta quinta-feira (16). A cidade foi a terceira com o maior volume de precipitação no Estado, atrás das vizinhas Camboriú e Itajaí (veja vídeos abaixo). Os alagamentos causaram transtornos, surpreenderam moradores e turistas e fizeram a prefeitura decretar emergência.
Balneário Camboriú tá um caos. Muita chuva e a cidade toda alagada. pic.twitter.com/yn3IoIExsA
#Camboriú inundada#BRASIL
Cayeron más de 120mm de lluvias hace instantes en el Balneario Camboriú. Ya hay inundaciones en varios puntos de la ciudad.
Las autoridades piden que las personas no ingresen a las playas. pic.twitter.com/bu8BTgSMQ9
A prefeita Juliana Pavan (PSD) decretou situação de emergência para desencadear o Plano Emergencial de Respostas aos Desastres e convocar voluntários para reforçar as ações de resposta e poder fazer campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. O município também sinalizou pela abertura de abrigos para atender a população atingida.
As principais avenidas da cidade estão interditadas. Um vídeo mostra a situação da Avenida Atlântica, bem diante da Praia Central. A badalação da “Dubai brasileira” deu lugar a muita água acumulada nas ruas e na areia. Desde o começo da manhã até pouco depois das 9h havia chovido 84 milímetros, quase metade do que é esperado para todo o mês. Em Camboriú e Itajaí a marca chegou a 112 milímetros em três horas, conforme a Defesa Civil do Estado.
Todos os bairros estão com pontos de alagamento, o que fez o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas ser acionado, assim como reforços para aumentar as equipes dos bombeiros militares. A prefeitura vai abrir três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra. A orientação é de que os moradores evitem sair de suas casas e, em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, e Polícia Militar através do 190.