
Após uma quinta-feira caótica com chuvas torrenciais que alagaram várias cidades catarinenses, o calor e a instabilidade favorecem novos temporais isolados em todas as regiões do Estado, entre a tarde e a noite. Segundo a Defesa Civil estadual, os temporais devem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo com grande acumulado de chuva para as regiões da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entre a tarde desta quinta (16) até às 9h de sexta (17).
Os volumes de precipitação devem ficar acima de 60mm ou até 100mm no dia. O alerta inclui ainda grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas.
Conforme a Defesa, a sexta-feira (17) começa um pouco mais abafada, com mínimas na casa dos 22°C no Oeste e no litoral. No decorrer do dia as temperaturas sobem rapidamente e as máximas ficam entre 27°C e 30°C na maior parte do Estado e entre 32°C e 35°C no Grande Oeste, Litoral Sul e pontos do Vale do Itajaí.
A Defesa Civil também publicou um aviso às 21h30, indicando risco alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas no litoral catarinense, principalmente entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. O aviso vale para o final da noite desta quinta (16) e a manhã de sexta-feira (17) incluindo chuva persistente e por vezes intensa, podendo apresentar elevados acumulados em curto período de tempo.
A partir da tarde, o aquecimento somado à disponibilidade de umidade favorecem a formação de temporais isolados que favorem chuva pontualmente intensa e devem provocar raios, fortes rajadas de vento e granizo de forma ocasional entre os Planaltos e Litoral, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. No Grande Oeste, o risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais.
Ao longo da noite de sexta-feira (17), com a diminuição do aquecimento e o enfraquecimento da circulação marítima, a chuva perde intensidade e o tempo volta a apresentar condições de melhoria em todo Litoral.