Estatística - 19/01/2025 21:03

Duas rodovias federais concentram 60% das mortes em SC; veja quais são as mais perigosas

Em 2024, a PRF registrou um aumento em acidentes, feridos e mortes nas rodovias federais de Santa Catarina, com duas delas registrando mais da metade das ocorrências
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BR-282, que atravessa Santa Catarina de Florianópolis até São Miguel do Oeste, é a segunda rodovia federal mais fatal do estado, com apenas duas mortes a menos do que a BR-101 – Foto: Dnit/Divulgação/

Duas das mais importantes estradas de Santa Catarina, a BR-101 e a BR-282 concentraram, juntas, 59,3% das mortes em rodovias federais no estado em 2024. O registro foi feito e publicado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).

No total, 415 pessoas morreram nas rodovias federais em SC no ano de 2024. A BR-101 contabilizou 124 mortes, enquanto a BR-282 teve 122 registros de óbito. A única rodovia federal que não registrou acidentes fatais foi a BR-258, que passa pelas cidades de Araranguá, Ermo, Turvo e Timbé do Sul e segue em direção ao Rio Grande do Sul.

Em relação a 2024, houve um aumento de 14% no total de mortes. No relatório, a PRF aponta que houve também aumento expressivo da frota em circulação nas rodovias federais em SC em 2024, que totalizou 6,2 milhões de veículos.

Ranking de rodovias federais mais perigosas de SC em 2024

BR-101: 124 mortes
BR-282: 122
BR-470: 70
BR-280: 47
BR-116: 35
BR-153: 11
BR-163: 4
BR-480: 1
BR-158: 1
BR-285: nenhuma morte

Como evitar acidentes em rodovias

A PRF dá algumas instruções básicas para dirigir com segurança em rodovias federais e evitar acidentes que podem ocasionar em mortes:

- Planeje a viagem e faça a revisão do veículo para garantir a presença e o funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios;

- Verifique também a documentação do veículo e do condutor, bem como dos demais ocupantes do veículo, incluindo crianças e adolescentes;

- Respeite os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedeça às placas de sinalização. Onde não existir sinalização ou se ela estiver prejudicada, mantenha velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior o risco e mais graves os acidentes;

-  o condutor quanto o passageiros devem utilizar o cinto de segurança. Se houver crianças menores de 7 anos e meio, elas devem utilizar equipamento obrigatório compatível – bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação;

- Ultrapasse sempre pela esquerda e somente em locais permitidos, principalmente onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança;

- Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo estiver ultrapassando ou tiver sinalizado a intenção de fazê-lo, dê a preferência e aguarde;

- Sinalize toda a manobra com antecedência e redobre a atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar de que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura e, ao ser ultrapassado, não acelere, não mude a trajetória do veículo e mantenha distância segura do veículo à frente;

- Caso chova durante a viagem, acione os limpadores de para-brisa, diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo que segue à frente. Evite estacionar no acostamento, caso tenha que parar, procure um local seguro afastado da pista de rolamento;

- Mantenha sempre uma distância segura do veículo que vai à frente, a fim de se evitar colisões traseiras – tipo de acidente que mais tem sido registrado no país – nos casos de freadas bruscas;

- Cuidado com os pedestres, principalmente em perímetros urbanos cortados por rodovias federais e estaduais. Redobre a atenção e reduza a velocidade sempre que verificar a presença de pedestres nos acostamentos e às margens das rodovias.

- Trafegue sempre com os faróis acesos, mesmo durante o dia. Isso aumenta a visibilidade aos demais condutores e, principalmente, aos pedestres, além de melhorar a percepção de distância aproximada,

- Se a viagem for de motocicleta, o piloto deve sempre usar o capacete e manter distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”;

- Antes de mudar de faixa de rolamento, o motociclista deve usar os retrovisores.

- Motociclista, não trafegue próximo a caminhões. O deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Sempre circule com o farol ligado, para facilitar a visualização da motocicleta pelos pedestres e pelos veículos que estão no sentido contrário;

- Leve água, frutas e alimentos não perecíveis no veículo, para situações inesperadas como congestionamentos e interdições de pista.
Fonte: ND+
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