Na última sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maravilha promoveu a primeira reunião do ano do Comitê Gestor da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. O encontro teve como foco fortalecer a articulação entre os órgãos responsáveis e definir estratégias para aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município.
Composto por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Polícia Militar, o Comitê Gestor tem como objetivo promover a colaboração entre as diversas entidades para garantir os direitos da infância e adolescência em Maravilha.
A escuta especializada, procedimento regulamentado pela Lei Federal nº 13.431/2017, é essencial para garantir um atendimento digno e respeitoso a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Realizada por profissionais capacitados, a escuta acontece em um ambiente seguro, onde os relatos são acolhidos de maneira a evitar a revitimização, ou seja, o sofrimento adicional causado pela repetição das histórias em diferentes instituições. O foco é proteger o bem-estar emocional e psicológico das vítimas, respeitando sua idade e desenvolvimento.
Durante a reunião, os participantes discutiram a importância de integrar ainda mais as ações entre os órgãos responsáveis e delinearam as diretrizes para o atendimento durante o ano de 2025. A Prefeitura de Maravilha reafirmou seu compromisso com a implementação dessas políticas públicas e com a proteção integral das crianças e adolescentes, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor para as futuras gerações.