Economia - 31/01/2025 09:36

Carvão e soja lideram ranking de movimentação de cargas em ferrovias de SC

Cargas correspondem a mais de 70% do total de toneladas movimentadas em 2024
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Santa Catarina terminou 2024 com uma movimentação de 6,8 milhões de toneladas em cargas nas ferrovias que cortam o Estado, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) na última quarta-feira (29). Houve um aumento em relação a 2023, quando foram movimentadas, no total, 6,7 milhões de toneladas.

Pela concessionária Rumo Logística, que tem malha pelo Norte catarinense e outra que cruza o Estado de Norte a Sul, passando por Lages, foram transportadas 3,7 milhões de toneladas. Já na Ferrovia Tereza Cristina, que atua no Sul de Santa Catarina, foram 3,09 milhões de toneladas.

FTC / Divulgação

Entre as cargas mais movimentadas em 2024, destacam-se soja e carvão mineral, com 2,5 milhões de toneladas, cada uma; e o milho, com 1,06 milhões de toneladas. Outras cargas conteinerizadas, combustíveis (álcool, gasolina e óleo diesel) e insumos agrícolas (adubo, cloreto de potássio, fosfato e ureia) completam o rol de produtos movimentados.

Santa Catarina tem 763 quilômetros de ferrovias em atividade, o que representa 4,4% da malha ferroviária brasileira. A movimentação em todas as ferrovias do país foi de 534,9 milhões de toneladas.

De acordo com o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a pasta vem trabalhando para garantir que o modal seja revitalizado e volte a ser uma alternativa logística para a indústria catarinense.

— Temos uma subutilização das nossas ferrovias. Em outras épocas, as malhas existentes já transportaram três vezes mais do que transportam agora — afirma.

Atualmente, o governo de Santa Catarina tem dois projetos em desenvolvimento. Um deles, de 319 quilômetros entre as cidades de Chapecó e Correia Pinto, e outro, de 62 quilômetros, entre Navegantes e Araquari. O investimento do Estado é de cerca de R$ 32 milhões e eles deverão ser concluídos em 2025.

A Spaf também está atuando na construção da Lei Estadual de Ferrovias, que será encaminhada para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) neste ano. A secretaria argumenta que a proposta será fundamental para que o Estado possa ter autonomia para autorizar a concessão de novos trechos ferroviários.
Fonte: Mariana Barcellos Mariana Barcellos - NSC
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