
Uma nova onda de calor fará as temperaturas subirem em todo o sul do Brasil. Segundo a MetSul Meteorologia, a semana será de extremos em todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com os termômetros podendo bater até 43ºC.
A segunda-feira (10) vai marcar o começo do período mais crítico da massa de ar quente, que vem se intensificando entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Marcas perto e acima de 40ºC são esperadas em grande número de municípios.
O calor deve ser excepcionalmente intenso na terça-feira (11). Isso porque, na data, o sul do Brasil deve sentir o calor pré-frontal, que é um aquecimento adicional que ocorre por causa da aproximação de uma frente fria. Com isso, a previsão é que as capitais registrem novos recordes de temperatura, todos entre 38ºC e 40ºC.
“Ressalta-se ainda que algumas cidades podem ter índices de calor (ou sensação térmica) perto e acima de 50ºC. Diferentemente da temperatura do ar circulante, o índice de calor é um valor que representa a temperatura aparente para o corpo humano ao considerar tanto a temperatura do ar quanto a umidade relativa”, explicou a MetSul.
Os dados indicam que a onda de calor deve ter seu último dia no Rio Grande do Sul na quarta-feira (12), devido à frente fria. Na quinta-feira (13), o fenômeno deve levar chuva mais generalizada com queda de temperaturas nos estados.
Embora ainda quente com abafamento em diversas localidades, as temperaturas não tendem a ser extremas.
Como se cuidar durante as altas temperaturas?
Em meio ao forte calor, a MetSul alerta para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis, como enfermos e idosos. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Também é orientado que as pessoas não fiquem em carro estacionado sob o sol.Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo com uma esponja ou pulverizando água também pode ajudar.