
A passagem de uma frente fria por Santa Catarina nesta quarta-feira (12) trará temporais com raios, rajadas de vento e chuva intensa no fim do dia para todas as regiões catarinenses, alerta a Defesa Civil. Mesmo assim, o calorão que “castiga” o Estado nos últimos dias não alivia, e as máximas podem chegar aos 38ºC no Vale do Itajaí, e ficar em uma média de 35ºC nas demais regiões. A Defesa alerta para o risco de ocorrências associadas ao calor intenso, como insolação, desidratação ou intensificação de doenças cardiorrespiratórias.
As chuvas intensas causadas pela atuação da frente fria também podem vir com eventual queda de granizo. O risco fica de moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
Onda de calor persiste pelo menos até quarta-feira
As condições para os temporais também continuam, especialmente entre os Planaltos e o litoral catarinense. Com a passagem da frente, o mar fica mais agitado a partir da noite entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, trazendo risco moderado associado à agitação marítima.
Até quarta, as noites e madrugadas seguem abafadas na maioria das regiões. As tardes terão temperaturas entre 35°C e 38°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Extremo Oeste e o Meio Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Algumas cidades dessas regiões podem registrar valores próximos aos 40°C, apontou a Defesa.
Nas demais regiões, à tarde, as temperaturas ficam entre 30°C e 35°C.
Na sexta-feira (14), o tempo segue instável. O Grande Oeste terá calorão, mas mantém as condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa. Entre os planaltos e litoral catarinense, o tempo fica mais “fechado”, com condições para temporais e chuva mais abrangente. Isso fará com que as temperaturas fiquem um pouco mais amenas.
Neste dia, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
No sábado (15), o sol volta a predominar em todo o Estado e a temperatura entra em “elevação gradativa”. Com o calor e a umidade, há condições para temporais isolados entre a tarde e a noite.