
O funeral do papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), ainda não tem data marcada. Apesar do Vaticano afirmar que a cerimônia deve ocorrer entre sexta-feira (25) e domingo (27), alguns líderes mundiais já confirmaram presença.
O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou, através das redes sociais, que deve comparecer ao funeral do papa argentino de nascimento. Os dois compatriotas estiveram juntos pela última vez no dia 11 de fevereiro de 2024.
“Apesar de diferenças que hoje parecem menores, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim”, escreveu Milei na rede X ao saber da morte do papa.
O presidente norte-americano, Donald Trump, também anunciou que participará do funeral do Papa Francisco, em Roma. O líder dos Estados Unidos deve ir acompanhado da primeira-dama, Melania Trump. Eles estiveram juntos em 2017, no Vaticano.
“Melania e eu iremos ao funeral do papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos para estar lá!”, escreveu Trump em uma rede social.
Já o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não confirmou a ida até o funeral. No entanto, de acordo com a CNN, Lula avalia a possibilidade de viajar a Roma. A última vez que o presidente do Brasil e o papa estiveram juntos foi em junho do ano passado, em uma visita ao Vaticano, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.
“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse Lula em uma rede social.
Quando acontece o funeral do papa
O Vaticano afirmou nesta segunda-feira que o funeral do papa Francisco deve ocorrer entre sexta-feira e domingo, mas a data ainda não foi definida. Na terça-feira, é esperado que um grupo de cardeais se reúna para estabelecer o cronograma da cerimônia.