
A explosão de tanque em uma empresa de pavimentação asfáltica deixou um trabalhador morto e pelo menos outros três feridos com gravidade na tarde da terça-feira (18), na SC-157, linha Fernando Machado, interior de Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina.
Quatro vítimas foram socorridas com gravidade pelas equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Saer/Fron, e encaminhadas com urgência ao HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó.
Apesar de todos os esforços das equipes de socorro, o trabalhador Vitor Ferreira de Mello Neto, de 44 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital, por volta das 15h. A identidade da vítima foi revelada pela PC (Polícia Civil), que investiga as causas do acidente.
Como aconteceu a explosão de tanque?
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão de tanque ocorreu durante a transferência de piche (emulsão asfáltica) de um caminhão-tanque para um tanque estacionário dentro do pátio da empresa.
O material transportado, segundo a nota fiscal, era imprimação de emulsão asfáltica de ruptura lenta (código ONU 90 3082), totalizando cerca de 30 mil litros da substância.
Estado das vítimas
Ao chegarem ao local, as equipes de socorro encontraram duas viaturas dos bombeiros prestando os primeiros atendimentos. No total, dois médicos, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e oito socorristas participaram do resgate, com apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal.As informações sobre o estado das vítimas foram divulgadas pelos coordenadores do Samu Extremo Oeste, Dr. Luan Ricardo Carlesso e Dr. Marcos Piccolo:
Vítima 1: Homem com múltiplas fraturas expostas, choque hipovolêmico e queimaduras graves. Evoluiu para parada cardiorrespiratória e morreu no local, apesar das tentativas de reanimação.
Vítima 2: Homem com fratura exposta em membro inferior, fratura pélvica grave (“livro aberto”) e choque hipovolêmico.
Vítima 3: Homem com fratura em membro inferior, estado estável.
Vítima 4: Homem com fratura em membro inferior, também estável.
Os feridos foram estabilizados e encaminhados ao HRO. As causas da explosão de tanque seguem sob investigação.
Impacto ambiental e providências
A Polícia Militar Ambiental esteve no local para verificar possíveis danos ao meio ambiente. Segundo a corporação, não houve contaminação ambiental, pois a empresa adotou todas as medidas necessárias para conter o material.Além da equipe ambiental, também foram acionados os seguintes órgãos para providências cabíveis: Polícia Cientifica, Proteção e Defesa Civil.
A cena ficou sob responsabilidade da empresa que realizava o transvase do material.
O que diz a empresa?
Em nota divulgada no fim da tarde de terça-feira, a empresa responsável pelo local afirmou que tomou todas as providências imediatas para o socorro das vítimas e reforçou seu compromisso com a segurança.“Uma equipe técnica especializada já está no local para apurar as possíveis causas do acidente. Lamentamos profundamente o ocorrido e seguimos prestando todo o suporte necessário aos envolvidos.”
A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias do acidente e deverá divulgar novas informações assim que disponíveis.