Política - 26/02/2025 08:17

Pacote de mudanças no IPVA em discussão em SC prevê isenção para carros com mais de 15 anos

Propostas com mudanças no tempo dos veículos sujeitos ao tributo e na cobrança sobre automóveis de autoescolas foram analisados nesta terça-feira na CCJ da Alesc
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Um pacote de mudanças no IPVA está em discussão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ao menos três projetos de lei que propõem modificações para isentar o imposto sobre veículos para casos específicos foram discutidos na terça-feira (25) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Lucas Amorelli, Arquivo NSC

O primeiro projeto quer conceder isenção do IPVA para proprietários de veículos com mais de 15 anos de fabricação. Atualmente, em Santa Catarina, esse benefício é dado apenas para veículos com mais de 30 anos.

O autor do projeto, deputado Fabiano da Luz (PT), argumenta que Santa Catarina é o Estado em que os proprietários pagam IPVA por mais tempo. Na justificativa do projeto, o autor também aponta que os veículos mais antigos são os que mais sofrem com a desvalorização e possuem menor impacto tributário para o Estado.

O tempo de 15 anos para isenção, segundo o parlamentar, foi definido com base em uma média nacional de isenção, que atualmente é de 16,3 anos.

Outra proposta, da deputada Paulinha (Podemos), propõe a isenção no IPVA para veículos usados exclusivamente por autoescolas para treinamento de condutores. A parlamentar alega que a medida ajudaria o setor, já que as entidades enfrentam dificuldades financeiras.

As duas propostas foram analisadas nesta terça-feira na CCJ da Alesc. O relator das propostas, deputado Napoleão Bernardes (PSD), pediu diligências à Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. O pedido é para que a pasta do governo do Estado se manifeste sobre a projeção de impacto financeiro da medida. Não há prazo para que o Estado responda as questões, mas a tramitação dos projetos só deve ter continuidade após a manifestação da Secretaria. O projeto ainda precisa passar por outras comissões temáticas, como a de Finanças.

Projeto buscava isenção a famílias de pessoas com autismo

Uma terceira proposta que compunha o pacote sobre mudanças no pagamento do IPVA em Santa Catarina pediu a isenção do pagamento para responsáveis por pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista.

A proposta é do deputado Sergio Guimarães (União Brasil). Na justificativa, o autor afirma que a medida buscaria oferecer apoio econômico às famílias, que geralmente arcam com despesas como tratamentos e terapias especializados.

A proposta, no entanto, foi rejeitada após ser discutida na reunião desta terça-feira na CCJ da Alesc. O relator, deputado Mauro de Nadal (MDB), citou que a lei que regula o IPVA em Santa Catarina já define quais são as regras de isenção do imposto, incluindo veículos de uso exclusivo de pessoas com deficiências físicas severa ou profunda e autistas.
Fonte: NSC - Jean Laurindo
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...