ADUANA DE CARGAS - 18/03/2025 16:59

Movimento na Aduana de Dionísio Cerqueira cresce em fevereiro

Importações e exportações aumentam, mas número de caminhões tem leve queda
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

O volume financeiro movimentado pela Aduana de Dionísio Cerqueira cresceu em fevereiro deste ano em relação a janeiro. De acordo com a Receita Federal, o total de importações e exportações somou 74,1 milhões de dólares, o que representa cerca de 419 milhões de reais. O valor é 4,2 por cento maior que o registrado no mês anterior.

As importações brasileiras totalizaram 38,5 milhões de dólares, o que corresponde a 52 por cento do volume movimentado. Já as exportações somaram 35,5 milhões de dólares, equivalente a 48 por cento do total.

Nos dois primeiros meses do ano, a corrente financeira da Aduana chegou a 145,2 milhões de dólares, cerca de 820 milhões de reais. Se o ritmo for mantido, o ano de 2025 pode encerrar com 820 milhões de dólares movimentados, abaixo do recorde registrado em 2024, quando a aduana movimentou 946,8 milhões de dólares.

Queda no número de caminhões

Apesar do crescimento na movimentação financeira, o número de caminhões que passaram pela Aduana teve leve queda. Em fevereiro, foram 2.014 veículos, contra 2.035 em janeiro. Do total, 1.072 estavam carregados com produtos importados pelo Brasil e 942 com mercadorias destinadas à exportação.

Nos dois primeiros meses do ano, 4.049 caminhões passaram pelo local. Se a média se mantiver, o total pode chegar a 24,2 mil caminhões até dezembro, superando o recorde de 2024, quando 22,9 mil veículos cruzaram a fronteira.

Desembaraço de documentos

O número de documentos processados pela Receita Federal também teve leve alta. Foram 1.622 papéis desembaraçados em fevereiro, contra 1.614 em janeiro. Do total, 837 estavam relacionados a importações e 785 a exportações.

No acumulado do ano, 3.236 documentos foram liberados. A previsão para 2025, se mantida a média atual, é de 19,4 mil documentos, ainda abaixo do recorde de 2011, quando 20,6 mil papéis foram desembaraçados.

Principais produtos importados e exportados

Os produtos mais importados pela Aduana em fevereiro foram da indústria de moagem, frutas frescas, madeira e produtos químicos. Os principais países fornecedores foram Argentina, Chile e Uruguai.

Já as exportações tiveram como destaque papel e cartão, carnes, frutas e madeira. Os principais destinos das mercadorias brasileiras foram Argentina, Chile e Estados Unidos.

Além disso, a Aduana registrou em fevereiro a passagem de 496 veículos em lastre, ou seja, sem carga, incluindo guinchos.

 

Fonte: Marcos de Lima / FM 103 com informações de
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...