Documento de Viagem - 09/04/2025 20:57

Valor do passaporte poderá subir após pedido da Polícia Federal

Proposta prevê reajuste para R$ 430 após quase uma década sem atualização.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução

A pedido da Polícia Federal (PF), o governo federal está analisando um possível reajuste na taxa de emissão do passaporte. Segundo informações da Folha de S.Paulo, a solicitação foi feita em março de 2024 e ainda está em fase inicial de avaliação pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O último aumento aconteceu em 2015, quando a taxa teve um reajuste de 64,8% e a validade do passaporte comum foi ampliada de cinco para dez anos. De acordo com a PF, os valores atuais estão defasados e já não cobrem os custos operacionais do serviço.

Reajustes anteriores, como os de 2006 e 2015, seguiram a inflação acumulada. Embora ainda não haja confirmação oficial, o novo valor da taxa pode chegar a R$ 430.

Para solicitar o documento, é necessário acessar o site da Polícia Federal, preencher o formulário eletrônico, pagar a taxa e agendar atendimento presencial para coleta de foto, digitais e assinatura. A entrega do passaporte ocorre, em média, seis dias úteis após o atendimento.

O passaporte é exigido para viagens internacionais, com exceção dos países do Mercosul, que aceitam documentos de identidade como alternativa.

Fonte: Oeste Mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...