
Duas árvores de oliveira, transportadas sem nota fiscal e com suspeita de origem argentina, foram apreendidas na quarta-feira (9) pela Polícia Militar em Palma Sola, no Extremo-Oste de Santa Catarina.
As árvores de oliveira eram transportadas em um caminhão emplacado em Imigrante, no Rio Grande do Sul, e chamou a atenção durante uma ronda preventiva da PM na SC-161, por volta das 12h30.
Conforme a PM (Polícia Militar), o motorista, um homem de 41 anos, apresentou versões contraditórias sobre a origem das árvores: primeiro afirmou que a carga havia sido carregada em Encantado (RS), com destino a Joaçaba (SC); depois, mudou a informação para Marmeleiro (PR), sem apresentar qualquer nota fiscal.
Uma caminhonete, também abordada na ação e emplacada em Lajeado (RS), era conduzida por um homem de 54 anos que se identificou como o proprietário das árvores.
Diante das inconsistências e da suspeita de que as oliveiras tenham sido importadas ilegalmente da Argentina, os veículos, os envolvidos e a carga foram encaminhados à Receita Federal.
Segundo o órgão, a importação de produtos vegetais não é proibida, mas exige o cumprimento de exigências legais rigorosas, como documentação fiscal e autorizações sanitárias. A ausência desses documentos pode configurar infração e gerar sanções administrativas e legais.