
O túmulo do papa Francisco ficará aberto para visitação a partir de domingo (27), anunciou o Vaticano nesta quinta-feira (24). Também nesta quinta, foi divulgada uma foto de como será o túmulo na Igreja de Santa Maria Maior, em Roma. As informações são do g1.
O pontífice será enterrado no sábado (26), na basílica de Santa Maria Maior, na capital italiana. A cerimônia contará com centenas de líderes de governo e de Estado.
Passada a cerimônia, o túmulo de Francisco já ficará aberto a partir de domingo, de forma permanente para visitação, de acordo com o Vaticano.
“A tumba foi feita em mármore de origem ligure com a única inscrição ‘FRANCISCUS’ e a reprodução de sua cruz peitoral. A tumba foi preparada no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. A tumba está situada perto do Altar de São Francisco”, detalhou a Santa Sé em nota à imprensa.
O túmulo conta com uma homenagem à terra dos avós do papa, a pedido do próprio Francisco: a pedra de mármore veio da Ligúria.
Mais de 60 mil pessoas já foram se despedir do papa
Pelo menos 61 mil pessoas visitaram a capela-ardente do papa Francisco na Basílica de São Pedro até às 11h (8h, no horário de Brasília) desta quinta-feira. Os números foram fornecidos pelo serviço de imprensa do Vaticano.
Ainda assim, milhares de pessoas aguardam, em filas quilométricas, uma chance de se despedir do primeiro papa latino-americano. A capela-ardente foi aberta na manhã de quarta-feira, e fechará na sexta-feira (25) à noite.
No primeiro dia do velório público, o fechamento da Basílica teve que ser adiado por conta do grande número de fiéis que ainda estavam na fila. O fechamento oficial foi por volta das 20h50, no horário de Brasília, quase duas horas depois do previsto.
O sepultamento do papa Francisco será neste sábado, às 5h.